Durante a 12ª sessão ordinária remota da CMJ, ocorrida na última quarta-feira, 31 de março, o vereador Joel Vitor (AVANTE) pediu a Prefeita informações referente a reforma do prédio do Conselho Tutelar, “a fim de proporcionar aos nossos conselheiros melhores condições de trabalho e, consequentemente, de atendimento ao público”, disse Joel. O parlamentar também cobrou, explicações sobre o motivo pelo qual, ainda não ter sido realizado a capacitação dos conselheiros tutelares.
Na oportunidade apresentou Indicações ao Poder Executivo, sugerindo melhorias para a população.
Indicação n° 042/21, sugeriu a ampliação da Escola Getúlio Vargas do Distrito do Castanhal, com a construção de uma sala de aula para os professores, uma sala de informática, ampliação do almoxarifado e a climatização das salas de aula.
Indicação n° 043/21, propôs o agendamento para abertura de ramais, troca da caixa d’água, limpeza no poço artesiano, manutenção na rede elétrica do microssistema e reposições de postes da Comunidade Paraíso, ponte da Tapuia. “ Há necessidade da troca do reservatório de água devido o atual está com vazamentos em sua estrutura, o poço segundo os moradores ainda não foi realizado a limpeza, outra demanda é a troca dos postes que estão danificados, como também a abertura dos ramais para oferecer melhores condições de trafegabilidade”, pontuou.
Indicação n° 044/21, solicitou a inclusão no planejamento de obras da construção da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e a construção de um Posto de Saúde em um dos bairros de Nova Jerusalém, Nova Canaã, Nova Vitória e Jardim Tiradentes. “As escolas estão cada vez mais distantes dos bairros, assim como os postos de saúde, observando essa realidade a construção de uma EMEI, vai facilitar a mobilidade dos pais com as crianças até a escola, como também a construção de um posto para atender as necessidades dos moradores dos bairros.
Indicação n° 045/21, Joel propõe a criação do Fundo Municipal de Segurança Pública de Juruti. “É preciso devolver a sensação de segurança para a população e uma das alternativas pode ser a criação desse órgão de segurança, pois através dele poderá ser vinculado parcerias entre o município e órgão de segurança pública estadual, firmar convênios que possam ajudar na compra de materiais, treinamentos e qualificação da guarda municipal, bombeiros, polícia civil e militar dentre outros”, afirmou.
Indicação n° 046/21, solicitou a disponibilidade de cursos de formação e capacitação para a Guarda Municipal de Juruti, de acordo com a Lei 13.022/14. “A partir desta lei, a guarda passa a ter um norte em sua atuação. O estatuto direciona as competências e rumos da carreira e atividade da instituição. No art.12, é facultado ao município a criação de órgãos de formação, treinamento e aperfeiçoamento dos integrantes da guarda municipal, por tanto, é de grande importância a disponibilidade desse curso para formar e capacitar a Guarda Municipal, pois os que estão chegando ou que já estão como parte da equipe, precisam conhecer os princípios mínimos de atuação da instituição”, finalizou Joel Vitor.