Igreja Batista é homenageada na Câmara

Primeira Igreja Batista de Juruti é homenageada na Câmara. A Instituição religiosa completa 98 anos de fundação na próxima quinta-feira, 08 de abril. A homenagem foi indicada pelo presidente Francinei Andrade (PT), aprovada por todos os vereadores.

“Neste momento rendemos nossa homenagem aos homens como o pastor Obadias Brelaz e todos os membros, amigos, pastores, obreiros e colaboradores que nas últimas décadas ajudaram a fazer a história da Primeira Igreja Batista de Juruti”, destacou Francinei Andrade.

Em seguida, o presidente passou a palavra ao Pr. Obadias que participou da sessão remota desta quarta-feira (07), o pastor parabenizou e agradeceu a Câmara de Vereadores pela iniciativa, e relatou a trajetória da Igreja Batista em Juruti.

HISTÓRIA

A Igreja Batista de Juruti teve seu início no dia 08 de abril de 1923, na localidade denominada Jangada, foi organizada pelo missionário Eurico Alfredo Nelson, que vindo de Manaus na sua lancha “Alegria”, encontrou nessa localidade um grupo de crentes reunidos, quase todos da mesma família.

Todos foram batizados pelo missionário, que em seguida organizou a igreja elegendo a sua primeira diretoria escolhida entre os membros da família, que passaram a condição de membros fundadores da nova igreja. Alfredo Brelaz, Raimundo Belaz, José Brelaz e Luiz Dolzane, este foram os nomes dos crentes que o missionário batizou com suas respectivas esposas e filhos que ainda não eram crentes.

Com o trabalho do missionário Eurico Alfredo, esses irmãos foram sendo preparados e outros foram sendo incluídos no grupo da igreja. O missionário tocava violino o que atraia o público e, em seguida pregava o Evangelho, estratégia que deu certo e o número de membros aumentava gradativamente e entre esses um menino chamado Ciro Brelaz, com apenas 08 anos tornou-se crente, apegado ao missionário o acompanhava em suas viagens e mais tarde se tornou um grande evangelista.

Diante desse crescimento, o missionário percebeu que precisava de alguém na sua ausência para dar continuidade ao trabalho de treinamento dos crentes. Foi quando conseguiu uma irmã de nome Celina, que ficou encarregada de continuar o ensino da Palavra de Deus à nova igreja. Dois meses depois de organizada, os membros decidiram transferir a igreja para a localidade de Bom Futuro.

Com o passar do tempo o trabalho alcançou o lago do Curumucuri, onde foi aceito por outras famílias que depois resolveram acolher a proposta do irmão Isaías Batista, que se propôs a doar uma área, a fim de que a igreja construísse um templo. Assim mais uma vez a sede da igreja foi transferida para a região onde permaneceu por um bom tempo.