O vereador Elias Morais (PT) apresentou na sessão ordinária da última terça-feira (30), três proposições, solicitando serviços de infraestrutura para algumas comunidades rurais. Elias justifica nas proposições, que os pedidos atendem as reivindicações dos moradores que procuram o parlamentar para intervir junto ao Poder Executivo.
Através do Requerimento de n° 006/21, solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura (SEMINF), a possibilidade de realizar a manutenção e abertura do ramal Santa Marta que interliga a Comunidade Santo Expedito (Jabuti), e as comunidades adjacentes com a comunidade Bem Longe, região do Batata. “ A abertura do ramal irá facilitar o acesso, principalmente para os atendimentos médicos, quanto para integração das referidas comunidades. Hoje os comunitários que necessitam de atendimento médico no Posto de Saúde do Bem Longe, precisam trafegar mais de 30 KM para ter acesso ao atendimento, enquanto que pelo ramal Santa Marta essa distância diminui”, relatou.
Por meio do Requerimento de n° 008/21, Elias solicitou a coleta de lixo, a manutenção da iluminação pública e a expansão da rede hidráulica da Comunidade Santo Expedito (Jabuti). “Esses serviços são essenciais, pois trazem melhor qualidade de vida para os moradores, além de contribuir para o desenvolvimento de forma organizada da referida localidade”, explicou.
No Requerimento n° 009/21 Elias solicitou a prefeita, que realize um estudo de viabilidade econômica para que o município assuma as faturas de energia elétrica referente aos microssistemas do meio rural que são pagos pelos comunitários. “Apesar dos microssistemas serem públicos de responsabilidade do município, ainda sim a fatura de energia vem em nome de terceiros (comunitário), que é o responsável por fazer a arrecadação e posterior pagamento. Devido as dificuldades financeiras enfrentadas por vários comunitários, muitas vezes a energia dos microssistemas é cortada devido a falta do pagamento, causando dificuldades aos moradores que ficam vários dias sem água potável”, relatou Elias.
Por fim, Elias apresentou um requerimento verbal solicitando a Secretaria de Educação, informações da Escola Pedro Rodrigues, na região do Batata não ter sido concluída.